O que é domótica?
“Domus” (casa) e “Robótica” (controlo automatizado). Domótica é a capacidade de realizar ações de forma automática de determinadas funcionalidades habitacionais. O avanço tecnológico, a necessidade de mais conforto e a preocupação sobre eficiência energética e segurança permitiu ao longo dos anos que a domótica alcançasse um papel mais destacado.
A domótica em geral procura instalar uma solução integrada que permita o Controlo, Monitorização e Programação de equipamentos elétricos, mecânicos e de segurança com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e conforto.
Quais as vantagens em sua casa / escritório?
Além de proporcionar um melhor nível de conforto, a domótica esta a valorizar qualquer empreendimento, por permitir que o mesmo seja mais moderno, mais prático e fácil de usar, mais fácil de controlar, mais económico energeticamente e mais seguro.
Podemos dizer que a domótica permite o controlo, monitorização e programação de forma local, centralizada ou remotamente da iluminação interior e exterior (tradicional e LED); dos motores, estores e cortinas; das alimentações e tomadas; da climatização, do som ambiente / multiroom; da rega e muito mais. Além disso, é possível integrar sistemas complementares de segurança (intrusão, inundação, incêndio, fuga de gás), vídeo porteiro IP, vídeo vigilância / CCTV, multiroom / áudio e vídeo / cinema em casa, rede de dados / Wifi.
Assim, o sistema implementado por especialistas na matéria pode permitir-lhe um controlo direto ou indireto. Por um lado, no controlo direto são utilizados botões personalizados, um ou mais painéis de controlo, tablets e smartphones ou incluso da TV. Por outro lado, no controlo indireto pode ser um controlo por grupo, por cenários e programação horária.
Todo o sistema de domótica em si pode ser controlado remotamente via internet.
O que precisa para implementar um sistema de domótica?
O ideal ao pensar na implementação de um sistema de domótica é conhecer os requisitos funcionais para uma adequada integração entre os vários sistemas, definindo-os atempadamente. A infraestrutura para a implementação do sistema de domótica precisa de ser assegurada, sendo em todo caso uma solução pessoal, personalizável e definida tendo por base as funcionalidades que se pretendem implementar.
A base do sistema a implementar deve seguir um protocolo, o qual pode ser o Standard Mundial KNX ou o Proprietário. O primeiro é independente da empresa / marca, sendo utilizado por mais de 300 fabricantes a nível mundial. Portanto, existem milhares de integradores certificados com qualidade e compatibilidade certificada. O segundo é limitado ao hardware disponível no sistema e à capacidade da marca que desenvolve.
Nesta ordem de ideias ao querer implementar um sistema de domótica, a info4you aconselha um integrador, alguém que defina, instale e programe um sistema com base na tecnologia de vanguarda e soluções adaptadas às necessidades do cliente.
Temos ao vosso dispor parcerias neste sentido que poderão ser de todo o seu interesse!
Para mais informações entre em contacto connosco.